top of page

Editorial: Semana da mulher com um Respeita As Minas

O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é celebrado pelos quatro cantos do mundo. Essa data faz referência a uma série de fatos que homenageiam as lutas e reinvindicações femininas. Foi no dia 8 de março de 1857 que trabalhadoras, de uma indústria têxtil de Nova Iorque, nos EUA, fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres.



Anos se passaram, mas a luta feminina continua, ainda mais no meio do futebol, sempre dominado pelo universo masculino. As mulheres no futebol têm sido, ao longo da história do esporte, principalmente, no Distrito Federal, exemplo para os demais times e gestores do universo masculino. Foram através delas que elevaram o nome de Brasília ao campeonato da elite nacional, sem sombra de dúvidas, elas são

as protagonistas do esporte e o farol a serem alcançadas.


Além disso, elas são fundamentais nas lutas por melhores condições de trabalho, e resistem bravamente ao ego, politicagem e ao preconceito exalado todos os dias naturalmente por um mundo que ainda mantém o patriarcado machista. Elas lutam diariamente contra isso, mas continuam de pé, inabaláveis e seguras. Sabem da responsabilidade que têm e o peso de carregar isso.


Parabéns, mulheres. Parabéns Minas! um longo caminho já foi pavimentado e vocês merecem todo o respeito da população de Brasília - há se todos os gestores fossem mulheres. A história nos diz isso, e a organização e preocupação feminina à frente de um time demonstra que a força feminina pode ser essencial para mudar a realidade do esporte de uma cidade que é apaixonado por futebol. Vocês quebraram paradigmas!


Hoje falamos de duas grandes mulheres, gestoras de um time, um time de mulheres e de guerreiras que lutam pelos seus sonhos e objetivos. Mas, essa homenagem não é só para as mulheres do Minas Icesp Brasília, ela é extensiva a todas as mulheres, que são exemplo de luta, quebra de barreiras e resistência feminina no Brasil. Por isso, gostaríamos de parabenizar e agradecer a todas vocês, mulheres, que continuam vencendo barreiras todos os dias. Feliz Dia da Mulher!


Por Eduardo Ronque | ASCOM Minas Icesp Brasília

bottom of page