• eduardoronque

RESPEITA AS MINAS: 8 de março dia Internacional da Mulher

O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é celebrado pelos quatro cantos do mundo. Essa data faz referência a uma série de fatos que homenageiam as lutas e reinvindicações femininas.


Foi no dia 8 de março de 1857 que trabalhadoras, de uma indústria têxtil de Nova Iorque, nos EUA, fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. Já outros, indicam que ela surgiu na Revolução Russa de 1917, a qual esteve marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias.



Anos se passaram, mas a luta feminina continuou, ainda mais no meio do futebol, sempre dominado pelo universo masculino. Mulheres passaram 40 anos proibidas por lei de jogar futebol no Brasil. Esse cenário explícito de proibição das mulheres nos esportes começou em 14 de abril de 1941, com o Decreto-Lei 3199 imposto durante o governo de Getúlio Vargas. É muito difícil digerir histórias como a de mulheres que foram literalmente presas por jogarem futebol, mas o resultado negativo do Decreto-Lei 3199 representou mais do que isso e, infelizmente, suas consequências históricas se fazem presentes até os dias de hoje.


No Distrito Federal as mulheres no futebol têm sido, ao longo da história do esporte, exemplo de gestão e competência, quando se comparado com o universo masculino. Foram através delas que elevaram o nome de Brasília e atraíram olhares, investimentos e interesses para alcançar a elite nacional.


Além disso, elas são fundamentais nas lutas por melhores condições de trabalho, e resistem bravamente ao ego, politicagem e ao preconceito exalado todos os dias naturalmente por um mundo que ainda mantém o patriarcado machista. Elas lutam diariamente contra isso, mas continuam de pé, inabaláveis e seguras. Sabem da responsabilidade que têm e o peso de carregar isso.


Parabéns, mulheres. Parabéns Minas! um longo caminho já foi pavimentado e vocês merecem todo o respeito da população de Brasília e do Brasil, extendido a todas as mulheres guerreiras espalhadas por todo o mundo.


Por isso, gostaríamos de parabenizar e agradecer a todas vocês, mulheres, que continuam vencendo barreiras todos os dias. Feliz Dia da Mulher!


Por Eduardo Ronque | ASCOM Minas Icesp Brasília

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 Minas Brasília Futebol Feminino - Desenvolvido por Agência GALO DC